Create your own banner at mybannermaker.com!

VERBOS - Ai, Jesus!!!

Olá,

Estava revisando o conteúdo de verbos com uma turma de 2a. Série de Ensino Médio e a preocupação residia na formação do Imperativo. Principalmente no tocante à diferenciação entre Imperativo Afirmativo e Imperativo Negativo nas segundas pessoas (TU e VÓS) e nos tratamentos TU e VOCÊ.
A questão era que trabalhávamos exaustivamente essa diferenciação, mas um aluno questionou, com toda a propriedade (ou com toda a própria idade), por que existia essa diferença se, na prática, ninguém usava isso?!...

A minha resposta acabou sendo a mesma de sempre (e a mesma de todos os professores): "não há, na prática, essa diferenciação, mas cai no vestibular!!!

Então, percebendo a gafe, tive logo que acrescentar uma função para o conteúdo (mesmo que não muito convincente) para o aprendizado desse conteúdo. A de que, em situações de formalidade como redações oficiais e técnicas (memorandos, requisições, recibos, contratos, regimentos, atas, procurações etc.), essas formas verbais são necessárias, para não dizer obrigatórias; e, por isso, cobradas em testes seletivos, como concursos públicos e vestibulares.
Nesses contextos, a preocupação de quem elabora a prova é selecionar, classificar "quem sabe mais". Coloco entre aspas porque acredito que a melhor expressão a ser utilizada seria "quem se prepara melhor".
O que não deixa de ser um bom critério de avaliação, já que a boa preparação demanda compromisso, organização e principalmente "vontade" que, para mim são muito mais importantes em uma empresa do que "inteligência". Imagem, inclusive, paradoxal, já que em minha opinião é mais inteligente quem se esforça para conseguir mesmo não tendo facilidade do que quem simplesmente se acomoda pela "inteligência" que tem e, por isso não se prepara. Para mim, este, que se acha inteligente, é muito mais burro do que aquele, que se acha burro!

Bom, não sei se agora convenci você de que deve estudar verbos, mas, se achar que sim, seguem alguns links com exercícios para fixação:

www.projetomedicina.com.br

Um comentário:

  1. Professor Marquinhos cadê os exercícios de pretérito perfeito,imperfeito e etc, e os exercícios de infinitivo pessoal?

    ResponderExcluir